sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Iruka e a S.O.P.A


Muito tem se falado sobre S.O.P.A e P.I.P.A essa semana.
Você sabe o que se trata isso tudo??
Afinal, quem são os Anonymous?? (clique e descubra quem são)
Sites como Wikipedia, 4shared, yahoo answers, 70% do conteúdo do google pode ser fechado sem aviso prévio.
Você sabia que o Megaupload foi fechado e seu dono preso?? (clique e veja a matéria)
Em resposta mais que rápida Anonymous hackeou o servidor do FBI.
Seu blog corre o risco de ser fechado, já que Blogspot esta vinculado ao google??
Sei que não é um assunto relacionado a vida de um gatinho cego...
Não tem haver com animais e sim com seus donos e sua liberdade de expressão.
A verdade é que isso envolve direta ou indiretamente o mundo todo.

Este assunto tem que ser esclarecido.
Mas, afinal o que é S.O.P.A e P.I.P.A ?? 


Explicando SOPA e PIPA a grosso modo: 
Qualquer conteúdo com COPYRIGHT, por exemplo: IMAGENS, LETRAS DE MÚSICAS, ETC permitem que os EUA bloqueiem todo o site e depois o dono do site se explica, ou seja, se você coloca letras de música, mesmo que digitadas, protegidas por Copyright (todas), no seu perfil de rede social pode dizer adeus ao seu site de rede social, e ai gostou da PIPA e da SOPinhA?

Preparado para explicar para os EUA porque você publicou algo que você nem sabia que era COPYRIGHT??

 Dois projetos de lei, o Stop Online Piracy Act (pare com a pirataria on-line, em tradução livre), conhecido como SOPA, e "Protect IP Act" (ato para proteção da propriedade intelectual), chamado de PIPA, que estão no Congresso dos Estados Unidos, provocaram manifestações ou interrupções de serviços de sites importantes como Google, Wikipedia e Craigslist, de classificados, nesta quarta-feira (18).
Ambos os projetos de lei visam combater a pirataria na internet.  

O PIPA deverá será votada pelo Senado norte-americano no dia 24 de janeiro. O SOPA ainda está sendo avaliado por comissão na Câmara.

No SOPA, a proposta é ter penas de até 5 anos de prisão para os condenados por compartilhar conteúdo pirata por 10 ou mais vezes ao longo de 6 meses. Os sites como Google e Facebook, por exemplo, também poderiam ser punidos pela acusação de "permitir ou facilitar" a pirataria. A pena seria o encerramento dos serviços e banimento de provedores de internet, sistemas de pagamento e anunciantes em nível internacional.

Pela lei, qualquer site pode ser fechado apenas por ter conexão com outro site suspeito de pirataria a pedido do governo dos EUA ou dos geradores de conteúdo. Ferramentas de busca como o Google, por exemplo, teriam que remover dos resultados das pesquisas endereços que compartilhem conteúdo pirata, correndo o risco de punição.


Quem é a favor
As propostas têm apoio de emissoras de TV, gravadoras de músicas, estúdios de cinema e editoras de livros, que se sentem lesadas com a livre distribuição de filmes e músicas na web, principalmente em servidores internacionais. Disney, Universal, Paramount e Warner Bros. apoiam esses projetos.

Quem é contra
Já empresas de tecnologia como Google, Facebook, Wikipedia, Craigslist, WordPress, Sony entre outros, são contra os projetos de lei, alegando que, caso aprovados, eles teriam menos liberdade da internet e dão poderes em excesso para quem quiser tirar os endereços do ar, prejudicando o funcionamento da web em todo o mundo.



3 comentários:

  1. eu acho q hj em dia a net tem mt força popular e por isso esse projeto de lei não será a provado, mais todo caso se for aprovado acho sinceramente q não vai durar mt tempo...mais q pessoas mais desocupadas, tem tanta gente passando fome tanto a se fazer contra a violência e outros problemas q eles vamos mecher com o q da menos problema, solução p a fome eles não arrumam mais p o fim o conhecimento eles fazem questão de arrumar fim...bjs mari

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas informações, eu faço o possível para não copiar nada de ninguém, só gosto de copiar frases nos títulos dos posts mas sempre indico o autor. Parece impossível fiscalizar o uso indevido de imagens e músicas, vamos ver o que vão resolver.
    Mas o coitadinho do Iruka podia se esconder atrás de um rostinho mais bonitinho, né ?
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  3. Querida Helo,

    Adorei esse post tão esclarecedor...
    Iruka além de lindo é um grande Anonymous que quer a liberdade na Internet e a liberdade de expressão.
    Parabéns, Iruka e mamãe...

    beijinhos, Lígia e turminha

    (Lilasesazuis ficou encantada com essa máscara Anonymous, me pediu uma também...kkkk...revolucionária a menina...kkkkk)

    ResponderExcluir